Menu

Sobre jornalismo

Algumas frases fundamentais de autores essenciais* sobre fake news, exercício da profissão, democracia, liberdade de imprensa e sobre escrever e contar histórias, que é, afinal, o que fazemos.

*Nem todos, mas mesmo assim, valerão como curiosidade

Tem uma sugestão de frase? Manda pra cá!

Se você chegou aqui por esta página, conheça o portfólio de Gabriel Toueg.


Disclaimer: as frases publicadas aqui foram todas retiradas de veículos de imprensa ou de sites de frases e sua autenticidade foi verificada em absolutamente todos os casos, sem exceção. No caso de frases de autores estrangeiros, é possível que a tradução, feita aqui de forma totalmente livre, não reflita textualmente o original, mas certamente respeita seu sentido na integridade. Se você encontrar algum erro ou falta, por favor desculpe-me e avise para que possam ser corrigidos devidamente.

A imprensa é a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam, percebe onde lhe alvejam ou nodoam, mede o que lhe cerceiam ou destroem, vela pelo que lhe interessa e se acautela do que a ameaça.

Ruy Barbosa (1849—1923), jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador brasileiro

A liberdade de imprensa é um privilégio precioso de que país nenhum pode abrir mão.

Mahatma Gandhi (1869—1948), advogado indiano, nacionalista anticolonial e especialista em ética política

O jornalismo vai matar você, mas vai mantê-lo vivo enquanto você estiver dentro dele.

Horace Greeley (1811—1872), jornalista e editor estadunidense que fundou em 1841 o 'New-York Tribune'

O jornalismo nunca pode ficar em silêncio: essa é a sua maior virtude e o seu maior defeito. O jornalismo deve falar, e falar imediatamente, enquanto os ecos do espanto, as reivindicações de triunfo e os sinais de horror ainda estão no ar.

Henry Grunwald (1922—2005), jornalista austríaco, diplomata e editor da 'TIME'

Um país de imprensa degenerada ou degenerescente é um país cego e um país miasmado, um país de ideias falsas e sentimentos pervertidos, um país que, explorado na sua consciência, não poderá lutar com os vícios que lhe exploram as instituições.

Ruy Barbosa (1849—1923), jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador brasileiro

Existem dias em que o jornalismo registra fatos que, no futuro serão contados nos livros - e serão guardados por gerações. Nesses dias, o que o jornalismo faz é escrever a história.

Fátima Bernardes (1962—), jornalista e apresentadora brasileira de TV

Fake news são baratas para produzir. O jornalismo genuíno é que é caro.

Toomas Hendrik Ilves (1953—), político estoniano que foi o 4º presidente da Estônia (2006-2016) e trabalhou como diplomata e jornalista

Fake news são algo grandioso no campo do jornalismo de mídia social. Pode ser algo tão simples quanto espalhar informações incorretas ou tão perigoso quanto espalhar propaganda odiosa.

Fabrizio Moreira (1982—), político e empresário equatoriano

A coragem no jornalismo está em defender o que é impopular, não o que é popular.

Geraldo Rivera (1943—), jornalista, advogado, comentarista político e ex-apresentador de televisão estadunidense

A diferença entre literatura e jornalismo é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida.

Oscar Wilde (1854—1900), poeta e dramaturgo irlandês

O dilema central do jornalismo é que você não sabe o que não sabe.

Bob Woodward (1943—), jornalista investigativo estadunidense, que começou a trabalhar como repórter para o 'Washington Post' em 1971 (onde estourou o Watergate) e hoje é editor do jornal

As liberdades de consciência, de educação, de expressão e de reunião estão entre os fundamentos da democracia e todos eles seriam anulados se a liberdade de imprensa fosse exitosamente desafiada.

Franklin D. Roosevelt (1882—1945), 32º presidente dos EUA, de 1933 até sua morte, em 1945

A liberdade de imprensa não é só importante para a democracia; ela é a democracia.

Walter Cronkite (1916—2009), jornalista estadunidense que foi âncora do CBS Evening News por 19 anos (1962–1981)

Um homem que não lê absolutamente nada é mais bem instruído do que um homem que não lê nada além de jornais.

Thomas Jefferson (1743—1826), estadista, diplomata, advogado, arquiteto, filósofo e 3º presidente dos Estados Unidos (1801 a 1809)

Uma imprensa livre pode, é claro, ser boa ou ruim; mas certamente, sem liberdade, a imprensa nunca será nada além de ruim.

Albert Camus (1913—1960), filósofo, escritor e jornalista francês, Nobel de Literatura de 1957

Foi preciso que as ações do Departamento de Justiça dos EUA chegassem às instituições mais tradicionais (da imprensa) para o WikiLeaks, afinal, ser aceito como jornalismo – e não como ativismo político.

Nelson de Sá(?—), jornalista brasileiro autor da coluna 'Toda Mídia', na 'Folha de S.Paulo', em que cobre imprensa e tecnologia

O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.

Claudio Abramo (1923—1987), jornalista e escritor brasileiro

Se vamos viver, como vivemos, em um mundo de oferta e demanda, os jornalistas deveriam ter encontrado uma maneira de gerar demandas por um bom jornalismo.

Bill Kovach (1932—), jornalista estadunidense de origem albanesa, ex-chefe da sucursal do 'New York Times' em Washington, ex-editor do 'Atlanta Journal-Constitution' e coautor do livro 'The Elements of Journalism: What Newspeople should Know and the Public Should Expect'

'Suposto' continua sendo o repórter mais atuante do Brasil.

Palmério Dória(1948—), jornalista e escritor brasileiro, ex-diretor da revista 'Sexy' e autor de diversos livros

Eu queria escrever, não informar.

Gay Talese (1932—), escritor e jornalista americano; ao escrever nos anos 1960 para o 'New York Times' e a Esquire, ajudou a definir o jornalismo literário contemporâneo

Nunca entendi por que escritores são pagos para escrever, para que depois não-escritores sejam pagos para bagunçar a escrita do escritor.

Robin Yassin-Kassab (?—), autor do romance 'The Road from Damascus', coeditor do pulsemedia.org e de blogs em qunfuz.com

(O jornalista) não pode se deixar acomodar, você tem que estar sempre com olhar de estranhamento, senão você não vai encontrar as pautas.

Angelina Nunes (?—), ex-presidente da Abraji (2008-2009), mestre em Comunicação pela UERJ, membro do ICIJ e coordenadora do Programa Tim Lopes

O Washington Post poderia ter sobrevivido sob a propriedade atual e ser rentável num futuro próximo. Mas queríamos mais do que sobreviver.

Do então presidente e CEO do jornal norte-americano, vendido em 2013 por 250 milhões de dólares ao fundador da Amazon

Donald Edward Graham (1945—), ex-editor do 'Washington Post' (1979–2000)

Não estou preocupado em formar jornalistas. Estou preocupado em formar seres humanos que possam se indignar com a realidade e com isso provocar mudanças. Sou um idealista e essa é minha utopia. Ser jornalista é toda uma conscientização do mundo. É ter um compromisso com seu tempo e sua gente. É buscar a reflexão do mundo e tentar dar a sua contribuição para melhorá-lo. No dia em que não acreditar mais nisso, abandono tudo e vou jogar dominó.

Dirceu Fernandes Lopes (?—), jornalista brasileiro, professor na ECA/USP, autor dos livros 'Jornalismo investigativo', 'Edição em jornalismo eletrônico', 'Edição em jornalismo impresso'

O jornalismo é o primeiro rascunho da história.

Philip Leslie Graham (1915—1963), jornalista estadunidense ex-editor e co-proprietário do 'Washington Post' (a frase pode ter sido popularizada por Graham, mas não é originalmente dele; foi usada repetidamente no 'Post' nos anos 1940; o primeiro uso conhecido data da primeira década do século 20, por Alan Barth: 'Notícias são apenas o primeiro rascunho da história')

Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data.

Luis Fernando Verissimo (1936—), escritor brasileiro

Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade.

George Orwell (1903—1950), romancista, ensaísta, jornalista e crítico britânico

A ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro.

Gabriel Garcia Márquez (1927—2014), romancista, contista, roteirista e jornalista colombiano

Prendo a respiração, tento puxar o ar pela boca, mas o cheiro dos cadáveres em decomposição invade todos os meus sentidos. Volto alguns passos, penso em não olhar. Mas, como jornalista, sinto o dever de escancarar a realidade crua. Na escola, há pelo menos dez corpos insepultos, na quadra de futebol, ao sol. Pobreza, porcos misturados a pães, arroz e bananas e trânsito confuso sempre fizeram parte do dia a dia dos haitianos. Até o cheiro forte da comida temperada e exótica é antigo conhecido dos brasileiros. A diferença, agora, é que tudo isso está misturado ao cheiro de morte. Assim é o Haiti. Homens e mulheres que podem sofrer tragédias violentas uma ou duas vezes, ou até três — e depois sofrer ainda mais.

Rodrigo Lopes (1978—), enviado especial do 'Zero Hora' ao Haiti, autor do livro 'Guerras e tormentas'

Precisamos fazer com que os livros voltem a ser bacanas. Se você for para casa com alguém e ele/ela não tiver livros, não transe com ele/ela.

John Waters (1946—), cineasta, ator, escritor e artista estadunidense

Impedir o repórter de realizar seu trabalho é violentar toda a sociedade; é atentar contra a democracia.

(Em nota de repúdio às agressões sofridas por jornalistas pela Polícia Militar de São Paulo durante manifestações em 2013 motivadas pelo aumento da tarifa do transporte público)

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)

É um grave erro cobrar por informação na rede, a menos que a informação seja profissionalmente relevante, como no caso do Wall Street Journal. Com as alternativas que existem na rede, o que acontece é que simplesmente se desvia o fluxo de leitores para outros canais informativos e de debate.

Manuel Castells (1942—), sociólogo espanhol que pesquisa sociedade da informação, comunicação e globalização

Algumas pessoas matam. As outras pessoas se satisfazem lendo a notícia dos assassinatos.

Millôr Fernandes (1923—2012), escritor, jornalista, cartunista, humorista e dramaturgo brasileiro

Jornalista não é aquele que toca na banda, é aquele que vê a banda passar. Eu vi a banda passar.

Joel Silveira (1918—2007), escritor e jornalista brasileiro

O jornalismo está para os políticos assim como um cachorro está para um poste de luz.

Henry Louis Mencken (1880—1956), jornalista, ensaísta, satirista e crítico cultural estadunidense

Há três tipos de pessoas que correm em direção de desastres e não para longe deles: policiais, bombeiros e repórteres.

Rod Dreher (1967—), escritor e editor estadunidense

Limitar a imprensa é insultar uma nação; proibir a leitura de certos livros é chamar de tolos ou escravos os habitantes: tal proibição deveria enchê-los de desdém.

Claude Adrien Helvetius (1715—1771), filósofo e littérateur francês

Quando se descobriu que informação era um negócio, a verdade deixou de ser importante.

Ryszard Kapuściński, (1932—2007), jornalista, fotógrafo, poeta e escritor polonês

O jornalismo sim é para a luta, a sua pena serviu bem à Revolução.

Anatoly Naumovich Rybakov (1911—1998), escritor soviético e ucraniano

Meu gênio não é uma coisa tão frágil a ponto de se esconder dos dedos sujos dos jornalistas.

Diane Setterfield (1964—), autora britânica cujo romance de estreia, 'The Thirteenth Tale' (2006), de onde sai a frase, tornou-se best-seller do 'New York Times'

A imagem do jornalista como acessório de parede na orgia foi substituída pela do que é a vida da festa.

Nora Ephron (1941—2012), jornalista, escritora e cineasta estadunidense conhecida por seus filmes de comédia romântica; foi indicada 3 vezes para o Oscar de Melhor Roteiro, incluindo por 'Harry e Sally - Feitos Um Para O Outro...' (1989); a frase está no livro 'Wallflower at the Orgy'

O povo deve saber antes de poder agir, e não há educador que se compare à imprensa.

Ida B. Wells (1862—1931), jornalista investigativa e educadora estadunidense, uma das primeiras líderes do movimento pelos direitos civis

Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados.

Millôr Fernandes (1923—2012), escritor, jornalista, cartunista, humorista e dramaturgo brasileiro

A imprensa separa o joio do trigo. E publica o joio.

Adlai Stevenson (1900—1965), advogado, político e diplomata estadunidense

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.

Joseph Pulitzer (1847— 1911), editor húngaro e figura nacional importante no Partido Democrata dos EUA, cujo nome é mais conhecido pelos prêmios Pulitzer, criados em 1917

A imprensa que constrói uma democracia é a imprensa que fala o que quer, dá a opinião que quer e se manifesta do jeito que bem entende.

Dilma Rousseff (1947—), economista e política brasileira, 36ª presidente do Brasil (2011-2016)

A imprensa existe para satisfazer os aflitos e afligir os satisfeitos.

Ricardo Noblat (1949—), jornalista brasileiro, ex-editor-chefe do 'Correio Braziliense' e da sucursal do 'Jornal do Brasil' em Brasília

Jornalismo é gastar sola de sapato, cansar os olhos e os ouvidos de tanto verificar, observar, apurar.

Gay Talese (1932—), escritor e jornalista americano; ao escrever nos anos 1960 para o 'New York Times' e a Esquire, ajudou a definir o jornalismo literário contemporâneo

O texto jornalístico precisa ser tão sedutor e honesto que leve alguém a deixar o pão queimar na torradeira.

Tomás Eloy Martinez (1934—2010), escritor e jornalista argentino, roteirista de cinema e ensaísta

Dois poderosos antídotos contra os democraticidas já existem no país: é que ninguém pode impedir que a imprensa fale primeiro sobre as coisas nem que o Judiciário fale por último.

Carlos Ayres Britto (1942—), jurista, advogado, magistrado, professor e poeta brasileiro, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (2003 a 2012)

Quer ler mais frases sobre jornalismo? Acesse o Pensador ou o BrainQuote. AZQuotes tem frases sobre liberdade de imprensa. E o GoodReads tem algumas boas sobre imprensa.

Você deve ter reparado que eu incluí, no rodapé do site, a inscrição "jornalista brasileiro" em vários idiomas - os mais falados no mundo e alguns que, de uma forma ou de outra, me tocaram ao longo da minha vida e carreira. Caso esteja curioso, são esses os 14, além do português: inglês (Brazilian Journalist), francês (journaliste brésilien), espanhol (periodista brasileño), turco (Brezilyalı gazeteci), hebraico (עיתונאי ברזילאי), italiano (giornalista brasiliano), árabe (صحفي برازيلي), mandarim (巴西记者), russo (Бразильский журналист), suaíli (Mwandishi wa habari wa Brazil), amárico (የብራዚል ጋዜጠኛ), alemão (Brasilianischer Journalist), hindi (ब्राजील के पत्रकार) e indonésio (jurnalis Brasil). E se a sua curiosidade, como a minha, vai além, seguem as estimativas de falantes nativos de cada uma dessas línguas: inglês (400 milhões), francês (76,8 mi), espanhol (489 mi), turco (75,7 mi), hebraico (6 mi), italiano (67 mi), árabe (310 mi), mandarim (920 mi), russo (150 mi), suaíli (150 mi), amárico (22 mi), alemão (90 mi), hindi (322 mi) e indonésio (43 mi). Ah, o português é falado por cerca de 250 milhões de nativos.

In case you haven't noticed, I've included in the footer a "Brazilian Journalist" inscription, in several languages ​​- the world's most spoken and others that, in some way, touched me throughout my life and career. If you're curious, these are the 14, besides English: Portuguese (jornalista brasileiro), French (journaliste brésilien), Spanish (periodista brasileño), Turkish (Brezilyalı gazeteci), Hebrew (עיתונאי ברזילאי), Italian (giornalista brasiliano), Arabic (صحفي برازيلي), Mandarin (巴西记者), Russian (Бразильский журналист), Swahili (Mwandishi wa habari wa Brazil), Amharic (የብራዚል ጋዜጠኛ), German (Brasilianischer Journalist), Hindi (ब्राजील के पत्रकार) and Indonesian (jurnalis Brasil). If your curiosity, like mine, wants more, check out the native speakers' estimates for each of the languages: Portuguese (250M), French (76.8M), Spanish (489M), Turkish (75.7M), Hebrew (6M), Italian (67M), Arabic (310M), Mandarin (920M), Russian (150M), Swahili (150M), Amharic (22M), German (90M), Hindi (322M) and Indonesian (43M). By the way, English is the native language for around 400 million people.

Close