Pandemia da covid-19 (2020-2021)

O tema de 2020 sem sombra de dúvida foi a pandemia que colocou o mundo de joelhos, paralisou economias e, até o fim do ano, tinha contaminado mais de 85 milhões de pessoas, matando mais de 1,5 milhão. Os textos aqui foram publicados em diferentes veículos, com diversas abordagens, mas sempre relacionados ao novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil e no mundo.

Voltar para Especiais

5G no Brasil · Covid-19 · Eleições 2016 EUA · Máquinas de Guerra · 40 anos de Munique · Brasileiros presos em Israel · Resgate mineiros no Chile · Eleições 2010 Brasil · Lula no Oriente Médio · Israel 60 anos · Segunda Guerra do Líbano

Um dos três prevaricou, diz Luis Miranda sobre Bolsonaro, Pazuello e Elcio

O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) disse hoje "ter certeza" de que houve prevaricação no caso do processo irregular de compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde. "Que houve [prevaricação] de alguém, a gente não tem dúvidas", disse o parlamentar, pivô do escândalo envolvendo o governo federal sobre o imunizante. Na opinião dele, "um dos três prevaricou, com certeza", em referência ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido); ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello; e ao ex-secretário executivo da pasta, coronel Elcio Franco.

Queiroga mentiu à CPI ao falar de estudos sobre cloroquina, diz senador

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse hoje na CPI da Covid que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mentiu à comissão ao afirmar que teria solicitado à Conitec uma posição sobre a utilização de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19. A Conitec assessora a pasta no processo de incorporação e exclusão de medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ricardo Borges - 7.ajn.2019/Folhapress

Freixo: 'Eleição brasileira de 2022 é a mais importante de nossa história'

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) declarou hoje que as eleições de 2022 irão definir se o Brasil continuará com a Constituição de 1988. Na visão do parlamentar, esse será o pleito mais importante da história do país. "Em 2022, teremos a eleição mais importante de nossa história, que será o plebiscito da Constituição de 1988. Como um país acaba com sua democracia? Rasgando a Constituição. É o que o Bolsonaro faz todos os dias. Ele é um serial-killer da Constituição", disse.

Ex-chefe do PNI relata falta de vacina, pede campanha e critica politização

A ex-coordenadora do PNI Francieli Fontana Fantinato afirmou hoje, em depoimento à CPI da Covid, que o processo de vacinação contra a covid-19 no país teve dois problemas principais: número insuficiente de doses e falta de comunicação publicitária efetiva e uniforme. "Faltou para o PNI, sob a minha coordenação, quantitativo suficiente para a execução rápida de uma campanha, e campanhas publicitárias para a segurança dos gestores, profissionais de saúde e população brasileira", disse.

Ouça os áudios que levaram à prisão do ex-diretor da Saúde na CPI

O senador Omar Aziz (PSD-AM), que preside a CPI da Covid, deu voz de prisão hoje ao servidor exonerado do Ministério da Saúde Roberto Dias, ex-diretor do Departamento de Logística em Saúde da Secretaria Executiva da pasta. "[Dias] vai ser recolhido agora pela polícia do Senado, ele está mentindo desde a manhã, dei chances para ele o tempo todo", afirmou o senador. "Os áudios que temos do Dominguetti são claros".

Governo do AM negava gravidade da covid, diz deputado à CPI da Covid

O deputado estadual Fausto Junior (MDB-AM) declarou hoje, em depoimento à CPI da Covid, considerar que o governo amazonense negava, no começo do ano, a gravidade do avanço da pandemia na região. O Amazonas sofreu graves consequências nos primeiros meses de 2021 devido ao agravamento da covid-19 no país. A rede de saúde entrou em colapso e pessoas morreram nas filas de hospitais e unidades de saúde, sem oxigênio.

Pazuello disse que seria exonerado por não ceder a chantagem, diz deputado

Em depoimento à CPI da Covid, nesta sexta-feira (25), o deputado Luís Miranda (DEM-DF) disse ter alertado o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello sobre indícios de irregularidades em relação a contrato para aquisição da vacina indiana Covaxin. Segundo Miranda, Pazuello confidenciou durante conversa que já sabia que deixaria o cargo de ministro da pasta por não ceder a chantagem parlamentar.

Veja troca de mensagens que Miranda diz ter tido com irmão sobre a Covaxin

O deputado Luís Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, Luis Ricardo, chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, apresentaram hoje à CPI da Covid um conjunto de mensagens de WhatsApp que teriam trocado entre os dias 19 e 24 de março. Segundo o parlamentar, os recados foram trocados entre eles e com outros envolvidos na compra da vacina Covaxin. Luis Ricardo afirma ter sofrido pressão do governo para acelerar a compra da vacina.
Load More