Pandemia da covid-19 (2020-2021)
O tema de 2020 sem sombra de dúvida foi a pandemia que colocou o mundo de joelhos, paralisou economias e, até o fim do ano, tinha contaminado mais de 85 milhões de pessoas, matando mais de 1,5 milhão. Os textos aqui foram publicados em diferentes veículos, com diversas abordagens, mas sempre relacionados ao novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil e no mundo.
5G no Brasil · Covid-19 · Eleições 2016 EUA · Máquinas de Guerra · 40 anos de Munique · Brasileiros presos em Israel · Resgate mineiros no Chile · Eleições 2010 Brasil · Lula no Oriente Médio · Israel 60 anos · Segunda Guerra do Líbano
Anadolu Agency ©rights
[World/ Americas] Group that claimed responsibility for attack confirmed it to be ransomware; Minister promised punishment
Anadolu Agency ©rights
Brazil Senate report asks for charges against president related to pandemic
[World/ Americas] 67 people, 2 companies also indicted by Senate commission
Com 387 novas mortes, Brasil tem 6o dia consecutivo com média abaixo de 500
[Viva Bem] Um dia após ultrapassar 600 mil mortes por covid-19, o Brasil teve hoje 387 novos óbitos em decorrência da doença. O país segue em ritmo de desaceleração da pandemia: pelo 6º dia consecutivo, a média móvel ficou abaixo de 500. Os dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, junto às secretarias estaduais de Saúde.
Fabio Teixeira/Anadolu Agency
Brazil records 600,000 coronavirus deaths amid drop in cases
[Americas/ Coronavirus Outbreak] More than 12,000 children orphaned by pandemic
Com 237 novas mortes por covid-19, Brasil se aproxima de 598 mil óbitos
[VivaBem] O Brasil registrou 237 novas mortes por covid-19 ao longo das últimas 24 horas, elevando o total a 597.986 desde o início da pandemia. Os dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, junto às secretarias estaduais de Saúde.
Com 457 novas mortes, Brasil tem 8o. dia com estabilidade na média móvel
[VivaBem] O Brasil registrou 457 novas mortes por covid-19 ao longo das últimas 24 horas, elevando o total a 597.749 desde o início da pandemia. Os dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, junto às secretarias estaduais de Saúde.
Um dos três prevaricou, diz Luis Miranda sobre Bolsonaro, Pazuello e Elcio
[UOL Notícias] O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) disse hoje "ter certeza" de que houve prevaricação no caso do processo irregular de compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde. "Que houve [prevaricação] de alguém, a gente não tem dúvidas". Ele é pivô do escândalo envolvendo o governo federal sobre o imunizante.
Queiroga mentiu à CPI ao falar de estudos sobre cloroquina, diz senador
[UOL Notícias] Humberto Costa (PT-PE) disse na CPI da Covid que o ministro da Saúde mentiu à comissão ao afirmar que teria solicitado à Conitec posição sobre a utilização de medicamentos sem eficácia comprovada contra a covid-19.
Ricardo Borges - 7.ajn.2019/Folhapress
Freixo: 'Eleição brasileira de 2022 é a mais importante de nossa história'
[Política] O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) declarou hoje que as eleições de 2022 irão definir se o Brasil continuará com a Constituição de 1988. "Em 2022, teremos a eleição mais importante de nossa história, que será o plebiscito da Constituição de 1988. Como um país acaba com sua democracia? Rasgando a Constituição. É o que o Bolsonaro faz todos os dias. Ele é um serial-killer da Constituição", disse.
Ex-chefe do PNI relata falta de vacina, pede campanha e critica politização
[UOL Notícias] A ex-coordenadora do PNI Francieli Fontana Fantinato afirmou hoje, em depoimento à CPI da Covid, que o processo de vacinação contra a covid-19 no país teve dois problemas principais: número insuficiente de doses e falta de comunicação publicitária efetiva e uniforme. "Faltou para o PNI, sob a minha coordenação, quantitativo suficiente para a execução rápida de uma campanha, e campanhas publicitárias para a segurança dos gestores, profissionais de saúde e população brasileira", disse.
Randolfe e Marcos Do Val batem boca na CPI: 'Você e as suas milícias não me intimidam'
[UOL Notícias] Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Marcos Do Val (Podemos-ES) protagonizaram hoje um tenso bate-boca na CPI da Covid, que terminou com troca de acusações. Assista à discussão no vídeo.
Ouça os áudios que levaram à prisão do ex-diretor da Saúde na CPI
[UOL Notícias] O senador Omar Aziz (PSD-AM), que preside a CPI da Covid, deu voz de prisão hoje ao servidor exonerado do Ministério da Saúde Roberto Dias, ex-diretor do Departamento de Logística em Saúde da Secretaria Executiva da pasta. "[Dias] vai ser recolhido agora pela polícia do Senado, ele está mentindo desde a manhã, dei chances para ele o tempo todo", afirmou o senador. "Os áudios que temos do Dominguetti são claros".
Quem é quem na CPI da Covid
[UOL Notícias] Os principais depoentes ouvidos pelos senadores (até o momento)
Ciro: CPI evidencia loteamento da Saúde por militares e bandidos do centrão
[UOL Notícias] O ex-governador Ciro Gomes (PDT-CE) disse hoje que a CPI da Covid mostra o que ele chamou de "loteamento da Saúde por militares e bandidos do centrão", em referência à distribuição de cargos na pasta pelo governo Bolsonaro.
Empresa criada por Wizard diz ter posicionamento muito diferente de ex-dono
[UOL Notícias] Durante o depoimento do empresário Carlos Wizard à CPI da Covid, a Wizard by Pearson, empresa criada por ele, divulgou nota em que diz ter posicionamento "muito diferente" do ex-dono.
Governo do AM negava gravidade da covid, diz deputado à CPI da Covid
[UOL Notícias] O deputado estadual Fausto Junior (MDB-AM) declarou na CPI da Covid considerar que o governo do AM negava a gravidade do avanço da pandemia na região
Renan: CPI já tem elementos para indiciar Bolsonaro e estuda como ouvi-lo
[UOL Notícias] O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, confirmou hoje que o colegiado "já tem elementos" para um possível pedido de indiciamento contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e estuda como ouvir ou investigá-lo. Calheiros também não descarta que novos indícios que apontem para o gestor do Executivo nacional também apareçam.
'Paralelo não era o gabinete, era o Ministério da Saúde', acusa Renan
[UOL Notícias] O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), comentou no UOL Entrevista o que classifica como falta de colaboração do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em entrevista a Josias de Souza e Tales Faria, o relator da CPI da Covid disse que o ministro "precisa colaborar".
Bolsonaro tem mais responsabilidade "do que mera prevaricação", diz Renan
[UOL Notícias] O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), declarou hoje que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem mais responsabilidade diante das suspeitas do contrato superfaturado na compra da vacina indiana Covaxin "do que mera prevaricação".
Aziz pede a Damares proteção para servidor que relatou pressão por Covaxin
[UOL Notícias] O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM) encaminhou hoje à ministra Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) ofício em que pede a inclusão "imediata" do servidor da Saúde Luis Ricardo Miranda no programa de proteção a testemunhas. Miranda é chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério e depôs hoje à comissão no Senado.
Cúpula da CPI vê evidências de "crime gravíssimo" após Miranda citar Barros
[UOL Notícias] Senadores da cúpula da CPI da Covid disseram hoje, após o fim de uma sessão longa, tumultuada e repleta de trocas de farpas, que há evidências de um "crime gravíssimo" por parte do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na negociação da vacina indiana Covaxin.
Pazuello disse que seria exonerado por não ceder a chantagem, diz deputado
[UOL Notícias] Em depoimento à CPI da Covid, nesta sexta-feira (25), o deputado Luís Miranda (DEM-DF) disse ter alertado o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello sobre indícios de irregularidades em relação a contrato para aquisição da vacina indiana Covaxin. Segundo Miranda, Pazuello confidenciou durante conversa que já sabia que deixaria o cargo de ministro da pasta por não ceder a chantagem parlamentar.
Petista quer levar à CPI fiscal da Saúde que teria sido indicada por Barros
[UOL Notícias] O senador Humberto Costa (PT-PE) disse hoje que apresentará requerimento para que a comissão convoque para depor a servidora do Ministério da Saúde Regina Célia Oliveira, citada durante depoimento do deputado Luis Miranda (DEM-DF).
Veja troca de mensagens que Miranda diz ter tido com irmão sobre a Covaxin
[UOL Notícias] O deputado Luís Miranda (DEM-DF) e o irmão dele, Luis Ricardo, chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, apresentaram hoje à CPI da Covid um conjunto de mensagens de WhatsApp que teriam trocado entre os dias 19 e 24 de março. Segundo o parlamentar, os recados foram trocados entre eles e com outros envolvidos na compra da vacina Covaxin. Luis Ricardo afirma ter sofrido pressão do governo para acelerar a compra da vacina.
Carregar Mais